Artigos

Demora no agendamento de consultas médicas na rede municipal preocupa Jair Pires

Preocupado com a qualidade de vida e a saúde da população sebastianense, o vereador Jair Pires (PSDB) apresentou na sessão de câmara da última terça-feira (26) o requerimento 462/2014 questionando o Poder Executivo sobre a demora no agendamento de consultas médicas na rede municipal de saúde.

De acordo com o parlamentar, a demora no agendamento de consultas médicas com especialistas na rede pública corresponde a 40% da demanda dos moradores que procuram seu gabinete. “Recebo diariamente moradores que reclamam do descaso e do caos que vive a saúde pública em São Sebastião, em um dos casos um munícipe me procurou para relatar que levou mais de 1 ano entre o pedido do Médico do ESF até o dia marcado para a consulta com um Oftalmologista”, disse.

Segundo uma resolução editada em 2011 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, do governo federal. A espera por uma consulta com um médico especialista de um plano de saúde particular não pode levar mais de 14 dias, infelizmente a própria União não estabelece limites para o paciente da rede pública. Em São Sebastião, o tempo de espera para uma consulta com um especialista pode levar até um ano, como foi o caso relatado pelo vereador.

Outra preocupação do vereador tucano é com relação ao abandono das unidades de Estratégia de Saúde da Família e o acesso do serviço de especialidades médicas pela população da Costa Sul. “Esta administração não cuida bem dos ESF’s e PSF’s que estão nos bairros e sem o atendimento próximo às residências a população precisa se deslocar para os municípios vizinhos, como é o caso da maioria dos moradores da Costa Sul que procura o município de Bertioga”, lamenta.

Em seu requerimento Pires solicita ainda que seja encaminhado um relatório com as demandas de consultas médicas por especialidade nos anos de 2012, 2013 e 2014, para que juntos possamos discutir a melhor forma de dar um atendimento digno, com o respeito que nossa população merece.

 

.

.

Online agora

Temos 19 visitantes online

Vereador Jair Pires
no Instagram

Acessos

Acessos ao site:
63127