Artigos

Jair Pires cobra elaboração do Plano Preventivo de Defesa Civil

As fortes chuvas que costumam acontecer no verão é uma preocupação do Vereador Jair Pires (PSDB), por isso em requerimento aprovado na última sessão de câmara, dia 02, o parlamentar reiterou uma solicitação feita em 1988 pelo Governo do Estado para elaboração do relatório “Serra do Mar no Estado de São Paulo – Situações de Risco”, após a catástrofe ocorrida por ocorrência de chuvas excessivas na década de 80. Conforme explica o vereador, o documento tem o objetivo de identificar as áreas ocupadas e submetidas a riscos devido a processos de instabilidade, principalmente escorregamentos, e a proposição de medidas que possibilitem à prevenção, redução e eliminação de riscos, entre elas a elaboração do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil).

Segundo Jair, a iniciativa consiste num conjunto de medidas permanentes destinadas a evitar ou minimizar as consequências de eventos desastrosos, previsíveis ou imprevisíveis, além de socorrer e assistir as populações das áreas atingidas, e reestabelecer o bem-estar social. As ações devem ser realizadas totalmente pela prefeitura para áreas de morros, com um plano de ação baseado no acompanhamento das chuvas, que possibilita a previsão e a prevenção de deslizamentos e queda de blocos rochosos.

Jair esclareceu durante a discussão do requerimento que essa é uma atividade permanente e não um trabalho que se efetiva apenas nas ações emergenciais, já que o processo tem quatro fases: preventiva, de socorro, assistencial e recuperativa. O parlamentar lembrou também do programa de NUDECs - Núcleos de Defesa Civil que capacita moradores das áreas de morro para tornarem-se agentes a serviço da comunidade, e parceiros da Defesa Civil como elo entre o povo e o Poder Público. Pires mencionou ainda a urgência dessas medidas e cobrou o envio para o legislativo do Plano Municipal de Redução de Riscos que visa ampliar a segurança em áreas de risco geológico nos morros.

.

.

Online agora

Temos 23 visitantes online

Vereador Jair Pires
no Instagram

Acessos

Acessos ao site:
63129