Artigos

São Sebastião pode ficar sem unidade de tratamento de quimioterapia

Informações sobre os atendimentos prestados pela Unidade de Quimioterapia do Hospital de Clínicas de São Sebastião foram solicitadas pelo vereador Jair Pires (PSDB), na sessão de terça-feira, 9, quando também questionou a administração municipal se existe a intenção de desativar a unidade uma vez que afirmou ter sido procurado por munícipes preocupados com essa possibilidade. O tema foi abordado no requerimento nº 501/2014 em que o parlamentar cita a importância da unidade inaugurada em 4 de julho de 2008 no Hospital de Clínicas.

 

Em sua propositura, Pires informa que a Unidade de Quimioterapia foi uma conquista para o Litoral Norte beneficiando mais de 300 pacientes em seu primeiro mês de funcionamento e atendendo mais de duas mil pessoas até 2011. Ele explicou que essa era uma antiga reivindicação da região, pois “até então, os pacientes que sofriam de câncer tinham de percorrer longas distâncias em busca de tratamento em cidades do Vale do Paraíba e na Capital”.

O vereador comentou em seu trabalho que, o município recebeu uma extensão da unidade de assistência de alta complexidade em oncologia já credenciada em Jacareí e que a Prefeitura conquistou a unidade após contato com o Gestor Municipal de Serviço Regional de Oncologia Clínica (Jacareí) e o provedor filantrópico que executa o trabalho, o Hospital de Clínicas de São Sebastião. Pires citou, ainda, que a intenção de criar a unidade levou em consideração, diretrizes como a Política Nacional de Humanização na Assistência à Saúde e as características geográficas peculiares da região, que dificultam o acesso da população aos serviços regionais existentes.

Diante da importância da Unidade de Quimioterapia para a qualidade de vida dos pacientes, o vereador questionou a administração sobre o número de pessoas atendidas e seus municípios de origem e quais os recursos destinados à Unidade de Quimioterapia. Ele também quer saber se existe planejamento de investimento para melhorar a qualidade de atendimento aos pacientes e se há alguma possibilidade de a unidade ser desativada.

.

.

Online agora

Temos 49 visitantes online

Vereador Jair Pires
no Instagram

Acessos

Acessos ao site:
63148