Artigos

Jair Pires cobra sinalização horizontal nas ruas da Costa Norte

A falta de sinalização horizontal adequada nas ruas da Costa Norte de São Sebastião, que atenda aos preceitos legais visando garantir segurança aos usuários das vias públicas, foi tema do trabalho do vereador Jair Pires (PSDB) apresentado na sessão de terça-feira, 02 de dezembro. No requerimento nº 697/2014, encaminhado ao prefeito Ernane Primazzi (PSC), ele critica a ausência da sinalização e especifica a importância da mesma, bem como sua finalidade. Pires explicou, em seu trabalho, que a sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento. A finalidade, de acordo com o parlamentar, é fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do trânsito, ordenar o fluxo de tráfego, canalizar e orientar os usuários da via.

 

O vereador também argumentou que a “sinalização horizontal tem a propriedade de transmitir mensagens aos condutores e pedestres, possibilitando sua percepção e entendimento, sem desviar a atenção do leito da via. Em face do seu forte poder de comunicação, a sinalização deve ser reconhecida e compreendida por todo usuário, independentemente de sua origem ou da frequência com que utiliza a via”.

Ainda, segundo Pires, na concepção e implantação da sinalização de trânsito deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via garantindo a sua real eficácia. Ele explicou que, segundo sua função, a sinalização horizontal é classificada por ordenar e canalizar o fluxo de veículos; orientar o fluxo de pedestres; orientar os deslocamentos de veículos em função das condições físicas da via, tais como geometria, topografia e obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação, visando enfatizar a mensagem que o sinal transmite e ainda, regulamentar os casos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O vereador frisou que a implantação da sinalização é de responsabilidade dos órgãos ou entidades de trânsito, conforme estabelecido no artigo 90 do CTB e que ela tem poder de regulamentação em casos específicos, conforme previsto no CTB e legislação complementar. Entre as principais funções da sinalização horizontal constam: melhor aproveitamento do espaço viário disponível, maximizando seu uso; aumento de segurança em condições adversas tais como neblina, chuva e noite; contribuição para redução de acidentes e a transmissão de mensagens aos condutores e pedestres.

Por todas essas questões importantes, o vereador questionou a administração se há interesse em realizar os serviços de aplicação da sinalização horizontal nas ruas da Costa Norte para que “nossas crianças, idosos e esposas não tenham que disputar espaço com caminhões e tratores, colocando assim suas vidas em risco”, frisou Pires. Ele lembrou o intenso movimento de caminhões e veículos pesados na região, que aumentará a partir do momento que forem iniciadas também as obras do Contorno Sul, além do aumento populacional esperado com os programas habitacionais populares.

EQUIPAMENTOS DE PROPRIEDADE DA PREFEITURA - Já, no requerimento nº 698/2014, Pires solicitou informações sobre os equipamentos de terraplenagem que são de propriedade do município. Ele pediu a relação atualizada dos veículos de terraplenagem como tratores, caminhões e motoniveladoras, especificando o modelo, ano de fabricação, chassis, renavam e placas.

O vereador também reivindicou o plano de manutenção preventiva e o respectivo relatório de manutenção de cada veículo especificado na relação, a planilha detalhada com os veículos em uso e os veículos sem uso por falta de manutenção e o plano de aquisição de veículos de terraplenagem para o atendimento da demanda reprimida e substituição dos equipamentos antigos.

.

.

Online agora

Temos 5 visitantes online

Vereador Jair Pires
no Instagram

Acessos

Acessos ao site:
63115